“Casinha de Afiação”: a oficina móvel que revolucionou a manutenção na Reflorestar

Casinha-de-Afiação---SITE

Imagine operar em áreas de florestas plantadas, precisar de manutenções nos implementos de traçamento de madeira e ter de percorrer grandes distâncias para que as manutenções possam ser realizadas. Uma inovação totalmente desenvolvida pela Reflorestar Soluções Florestais inverteu essa lógica e tem evitado muitos quilômetros em deslocamentos por mês para realizar manutenções nos conjuntos de corte dos contratos.

É a Casinha de Afiação, uma solução inovadora no segmento de serviços florestais e que consiste em uma oficina móvel que chega exatamente aonde as garras traçadoras estão operando, eliminando a necessidade de deslocamento com implementos e peças até as oficinas.

Um dos pontos críticos do traçamento é justamente o conjunto de corte, que precisa de assistência praticamente em tempo real. “Notamos que podíamos ganhar muito mais eficiência e aumentar a qualidade das revisões dos equipamentos. A antiga estrutura ficava longe e o tempo de respostas das manutenções era mais alto. Com a Oficina Móvel, deixamos de percorrer grandes distâncias por mês somente para estes ajustes”, comenta o gerente geral de Operações Florestais da Reflorestar, Nilo Neiva.

A Casinha de Afiação conta com uma estrutura capaz de receber as correntes e sabres utilizados na operação para realizar diversas atividades: limpeza, calibragem e afiação das correntes, manutenção dos sabres, lubrificação, descanso e embalagem para retornar à operação. A estrutura pode ser rebocada por uma simples caminhonete, até mesmo, por algum outro veículo de uso comum em área rural. Ela conta com sistema de ventilação e claridade naturais, já que o teto, na parte frontal e traseira, se abre através de cilindros hidráulicos. “O equipamento fica sempre no mesmo talhão em que ocorre a atividade”, explica o gerente da Reflorestar.

A oficina móvel foi criada no ano passado e, ao todo, três estão empregadas nas operações da Reflorestar.