Reflorestar supera meta de Pesquisa de Clima Organizacional

A Reflorestar Soluções Florestais começa 2024 com uma boa notícia: a meta de satisfação
para a pesquisa de clima, estipulada em 80%, foi superada e chegou a 82,82%. O índice
superou, ainda, os 74,09% alcançados na pesquisa anterior. Quesitos como Ambiente de
Trabalho, Segurança e Treinamento foram os destaques apontados por mais de 80% do
público interno que respondeu ao levantamento. A Reflorestar é uma das poucas empresas
prestadoras de serviços florestais que faz essa avaliação anual com os colaboradores. O
estudo foi realizado entre outubro e dezembro de 2023.

Em Ambiente de Trabalho a satisfação chegou a 89,29%, um crescimento de 8,81% pp em
relação 2022. O índice de Segurança, subiu ainda mais em 2023, chegando a 88,29%. A
identificação de situações que podem ser melhoradas para evitar acidentes e a priorização
da segurança pelos colaboradores, mantiveram o item como uma das características da
empresa.

“Por meio desse levantamento anual, conseguimos fazer um mapeamento da Reflorestar
com o intuito de impulsionar melhorias que reverberem positivamente na motivação,
produtividade e engajamento da nossa equipe”, observa o diretor florestal, Igor Souza,
para quem a Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta importante para se
compreender a dinâmica da empresa do ponto de vista dos colaboradores.

Evolução

Desde o primeiro levantamento, em 2022, a Reflorestar foi ajustando a rota para melhorar
quesitos com índices menores. Um deles era o de Treinamento, cuja satisfação ficou em
69,2% em 2022. A empresa investiu em aprimoramento e capacitação de pessoal, tanto no
quesito profissional quanto no de habilidades comportamentais. Um exemplo é o
treinamento Inteligência Comportamental Aplicada à Performance (ICAP) que tem cerca de
130 participantes. A pesquisa de 2023 mostrou o resultado, com o índice de satisfação
chegando a 81,60% – uma diferença de 12,40% pp.

Outro bom exemplo está no quesito Feedback, que em 2022 ficou em 60,66% em nível de
satisfação e que no último levantamento subiu a 79,82%. Reflexo da estratégia adotada
pela Reflorestar de praticar feedbacks semanais e retornos diários, se necessários.
Conversas francas e reconhecimento do trabalho realizado, também entraram na rotina.

Diretamente ligada ao feedback está a Comunicação, outro quesito trabalhado ao longo do
ano. “Atualmente, os assuntos importantes e as mudanças que acontecem na Reflorestar
são compartilhados com toda a equipe. Também dedicamos um momento em cada setor
para tratar das questões de rotina e do alinhamento de demandas”, comenta o diretor
florestal. O resultado foi um salto de 13,79% pp no índice de satisfação, que chegou a
75,71%.